Curiosidades sobre Chocolate
O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.
Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.
Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.
De acordo com uma pesquisa realizada nos EUA, o chocolate é o alimento mais desejado do mundo! Nas mais variadas formas - em barra, em pó, bolo, sorvete, achocolatado em pó com leite, milk shake - o chocolate tem um sabor irresistível e agradável. E sabe por que? Ele é composto por uma substância chamada feniletilamina, que estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, trazendo uma sensação de bem estar e o bom humor. E tem mais: este sentimento de prazer é parecido com o que temos quando estamos apaixonados! Não é uma delícia?
Você já parou para pensar de onde surgiu a palavra “chocolate”? Na verdade, o nome de batismo desse doce maravilhoso era "Theobroma", uma palavra grega que significa "alimento dos deuses" – não precisa nem explicar por que, né? O termo chocolate provém da palavra "xocolatl", que significa "água espumosa". Algumas fontes afirmam que este era o nome da bebida que foi oferecida pelos Astecas ao conquistador espanhol Hernán Cortez em sua chegada ao México em 1519. O chocolate logo conquistou todo o povo da Europa e se tornou um dos doces mais consumidos no mundo todo!